como o sol prejudica sua pele

Entenda como o sol pode prejudicar sua pele

Entenda como o sol pode prejudicar sua pele. Você sabe o que realmente acontece quando você recebe uma queimadura do sol?

Bastam apenas alguns minutos sentados no jardim ou na praia e depois alguns dias nossa pele começa a descascar.

Geralmente as queimaduras ocorrem se você entrar em contato com algo quente, líquidos e óleos quentes são comuns. Mas queimaduras solares não são realmente causadas pelo calor.

A luz solar é composta de vários tipos diferentes de radiação. Um deles é a radiação infravermelha, que é principalmente o que faz a luz solar parecer quente.

Mas também há luz visível, que nos permite ver a luz do sol, e há também radiação ultravioleta.

A radiação ultravioleta, ou UV, é o que causa uma queimadura solar. E ela pode causar estragos nas células da pele, interrompendo moléculas importantes, como o DNA.

Sim… seu corpo faz o possível para protegê-lo(a).

Quando a radiação UV atinge sua pele, os pigmentos chamados melanina a absorvem e protegem sua pele, sendo criado por células especiais chamadas melanócitos, que distribuem a melanina para outras células chamadas queratinócitos. Essas são as células mais comuns na sua camada mais externa da pele.

A Melanina

(A melanina está presente em nossas células da pele o tempo todo – é o que dá à sua pele sua cor particular). Quando sua pele é exposta aos raios UV, os melanócitos aumentam a produção de melanina e também transfere mais melanina para os queratinócitos.

Isso acontece em graus variados, com base em sua composição genética, mas é por isso que sua pele pode ficar mais escura ou bronzeada, se você estiver exposto ao sol por um tempo.

Porém, a defesa da melanina está longe de ser infalível – independentemente de quão escura seja a sua pele ou de quanto você está bronzeado, alguns raios UV podem passar furtivamente.

E quando isso ocorre, pode danificar seu DNA. Isso pode realmente acontecer de maneiras diferentes.

DNA SAUDÁVEL X DNA DANIFICADO

O que acontece com sua pele?

Entenda como o sol pode prejudicar sua pele:

Às vezes, a radiação afeta diretamente seu DNA, danificando-o em apenas um trilionésimo de um segundo. Como alternativa, os raios UV podem fazer pior – eles podem transformar sua melanina contra você. A radiação pode fazer suas células produzirem essas moléculas nocivas chamadas radicais livres.

Veja, isso é complexo, mas essencialmente os radicais livres excitam um elétron na sua melanina. A melanina colide com o seu DNA e excita um elétron lá.

Independentemente de como isso acontece, uma vez que suas células são danificadas, elas começam a produzir moléculas de aviso, sinalizando que algo de ruim está acontecendo.

Se células suficientes produzirem o sinal, seu corpo montará uma resposta inflamatória, enviando muitos tipos diferentes de células sanguíneas na área para parar e reparar os danos.

E é esse fluxo de sangue que causa a vermelhidão que você normalmente vê com uma queimadura de sol, dependendo da luminosidade da sua pele.

Porque a pele descasca?

Porque a pele descasca?

Bem, suas células da pele estão se perdendo o tempo todo sem que você perceba, e você tem células-tronco em sua pele que vivem há décadas.

As células-tronco produzem camadas de queratinócitos, que caem e são substituídas ao longo do tempo. Mas esses queratinócitos não amadurecem adequadamente quando são danificados pelos raios UV.

Já baixou seu eBook Completo de Guia de Vitaminas? Baixe Aqui

Então, em vez de descamar imperceptivelmente, todos se amontoam e se soltam juntos. Agora, seu corpo realmente possui enzimas que reparam muitos danos no DNA causados ​​pelos raios UV.

Mas, nem sempre é possível reparar tudo. E se o dano não for corrigido em uma de suas células-tronco, você poderá ter um problema real.

Quando essas células se replicam, elas podem criar uma mutação no local do dano. E dependendo de onde a mutação ocorre, isso pode levar a célula a se tornar cancerosa algum dia na estrada.

Como ficar totalmente protegido das ações do sol?

Agora que você já sabe os danos que o sol pode causar na sua pele, preparamos um artigo para você blindar sua pele e desfrutar dos benefícios que o sol pode trazer para sua pele.

Como blindar seu organismo da ação solar. Quer conferir? Clica aqui!

Quer ver como você vai ficar nos próximos anos se não proteger?

Existe um app para a plataforma Android que simula os danos causados pelo sol. Basta pesquisar na Play Store por SUNFACE UV-SELFIE.

Basta tirar uma selfie e ver as simulações em 15, 20 e 25 anos. Os resultados são assustadores!

SUNFACE UV-SELFIE

Cuide de sua pele, o assunto é sério e com saúde não se brinca.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Leave a Reply

0
Carrinho